14 de junho de 2023

Santo do dia - 14 de junho Beata Nhá Chica

 

Origens


Ainda pequena, Francisca de Paula de Jesus, que nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei (MG), chegou em Baependi (MG). Veio acompanhada por sua mãe e por seu irmão, Teotônio. Dentre os poucos pertences, trouxeram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.


Em 1818, com apenas 10 anos de idade, a mãe de Nhá Chica faleceu deixando aos cuidados de Deus e da Virgem Maria as duas crianças, Francisca de Paula de Jesus, com 10 anos e seu irmão, com então 12 anos. Órfãos de mãe, sozinhos no mundo, Francisca de Paula e Teotônio, cresceram sob os cuidados e a proteção de Nossa Senhora, que pouco a pouco foi conquistando o coração de Nhá Chica. Esta, a chamava carinhosamente de "Minha Sinhá" que quer dizer: "Minha Senhora", e nada fazia sem primeiro consultá-la.


Primeiros anos

Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus nasceu em 1808,[1] no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais cinco distritos de São João del-Rei, município do estado brasileiro de Minas Gerais, onde também foi batizada no dia 26 de abril de 1810.


Mudança

Pouco tempo depois sua família mudou-se para a cidade de Baependi, no sul deste estado.


Morte

Em Baependi viveu até 14 de junho de 1895, data de sua morte. Francisca foi sepultada dia 18 de junho no interior da capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, mandada construir por ela.


Orações

Oração à Imaculada Conceição

Nhá Chica

Virgem da Conceição,

Vós fostes aquela Senhora

que entrastes no céu vestida de sol, calçada de lua,

coroada de estrelas e

cercada de anjos...

Vós prometestes ao Anjo Gabriel

que socorreríeis a todo aquele

que invocasse

Vosso Santo Nome.


Agora é a ocasião.

Valei-me, Senhora da Conceição! (3 vezes)

Salve Rainha, mãe de misericórdia...


Oração a Nhá Chica

Nhá Chica

Deus nosso Pai, vós revelais as riquezas do vosso Reino aos pobres e simples. Assim agraciastes a Bem-Aventurada Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, com inúmeros dons: Fé profunda, Amor ao próximo e grande Sabedoria. Amou a Igreja e manteve uma terna devoção à Imaculada Conceição.


Por sua intercessão, concedei-nos a graça de que precisamos (pedir a graça). Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


(+ Dom Fr. Diamantino Prata de Carvalho, OFM.

Bispo Diocesano de Campanha-MG)


Beata Nhá Chica, rogai por nós!

 
 Clique para assistir ao vídeo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário